12 de abril de 2007

Impressionando Deus

Sei que o titulo desse port pode parecer estranho (de fato é), mas essa prática, ou sua tentativa, é mais comum do que possa parecer. Conversando com uma amiga essa semana, pude perceber com que facilidade muitas vezes usamos frases de efeito nas orações, mesmo que de forma inconsciente.

A natureza humana tende a fazer por merecer aquilo que se recebe. Desta forma, ao orarmos, não raramente falamos com Deus sobre nós mesmos utilizando recursos do famoso (e controverso) marketing pessoal. Nos esquecemos de que a maior dádiva divina é a Sua graça e que qualquer tentativa de merecê-la é vã. Por esse motivo Deus nos deu Jesus Cristo, que é o único que pôde nos abrir o caminho de volta ao Pai.

Creio que Deus não pode e não quer ser impressionado. Mesmo porque nada do que fizermos será algo minimamente relevante diante da Sua grandeza.

No Salmo 24 a Palavra nos diz que aquele quem tem as mãos limpas e o coração puro, esse subirá ao monte santo do Senhor. Acredito que tentar impressionar Deus implica na perda da pureza do coração, posto que a tentativa de impressioná-lo está diretamente ligada a evidenciar as próprias atitudes, mesmo sabendo que elas não são tudo o que tentamos supor. No caminho oposto a isso está a sinceridade perante o Senhor, pelo que entendo ser a adoração em espírito e em verdade. Essa, não só nos leva ao Pai, mas também é procurada por Ele.

Nenhum comentário: