29 de abril de 2007

Deus Sol ou Deus Emanuel?

(com assessoria da sempre competente Ilka)

Algumas religiões antigas adoravam o sol. O motivo de tê-lo como deus, cria-se, é por ser o sol o provedor de calor, luz e outras coisas fundamentais para a vida. Os seguidores dessas religiões tinham uma relação quase afetiva com o sol, embora esta fosse uma relação de distância.
A despeito de tantos benefícios trazidos pelo deus sol, ele estaria sempre muito distante para ser alcançado. Tão distante que nem ao menos podiam olhá-lo diretamente.

Fico pensando se esse tipo de relacionamento, de um povo com o seu deus, não é parecido com o relacionamento que muitos de nós temos com o nosso Deus. Reconhecemos nEle a fonte da vida e entendemos que é por Ele que existimos, mas no momento de nos relacionarmos com Deus agimos como se nunca pudéssemos realmente nos aproximar dEle. Levamos a vida com se Deus fosse o deus sol. Dependemos dEle, mas não temos acesso a Ele.

Para derrubar esse pensamento, que infelizmente sonda a mente de muitos, temos a tradução do nome Emanuel: Deus Conosco.
Em sua visita a Grécia, o Apostolo Paulo falou algo a esse respeito. Leia: "Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós". Atos 17:28.

Naquela Sexta-feira o véu do templo foi rasgado. Cristo nos deu acesso ao Pai. Dentre tantas coisas ocorridas naquele dia, Deus não deixou que isso passasse despercebido. Assim sendo, não creio que essa relação de distância agrade ao Senhor.
"Cheguem perto de Deus e Ele chegará perto de vocês" Tiago 4:8. (trad. linguagem de hoje)

Nenhum comentário: