23 de abril de 2008

Sobre Deus e as Caixinhas

Deus não cabe aqui...
Havíamos perdido contato há algum tempo e acabamos nos reencontrando no final do ano. Conversando, caímos no assunto Igreja e contei-lhe que estava trabalhando na igreja. Ele até que tentou, mas não pôde me esconder a mudança em sua expressão. Eu já tinha visto aquele olhar antes; eu tinha acabado de ser colocado em uma caixinha.

Imagino que naquele momento imagens horríveis começaram a passar pela sua cabeça. Ele me via com um terno bege amarrotado, uma gravata azul estampada sobre uma camisa vermelha listrada. Os sapatos certamente não estavam engraxados e as meias eram brancas, do tipo esportiva. E lá estava a imagem pronta. Isso para não falar na Bíblia tamanho "incarregável", com as bordas desgastadas e alguns folhetos amassados dentro. Provavelmente ela já me imaginava pregando, defendendo arduamente os usos e costumes e condenando a todos que não seguem os bons (??) modos do passado. Sem falar no mérito do farisaísmo; Talvez, em sua cabeça, eu buscasse freneticamente a santidade, passando o dia todo na igreja sem ter contato com amigos, ignorando a Graça Divina e o amor às pessoas.

Imagem assustadora, não? Mas isso me fez pensar sobre outra imagem ainda mais crítica. Pensei em como a religião coloca Deus em uma caixinha, tal como fui colocado - guardadas as devidas proporções, obviamente.

Lembrei de muitas conversas que tive com diferentes pessoas e de como elas me apresentavam um Deus irreconhecível. Um Senhor pronto a punir todo e qualquer deslize com raios fulminantes na cabeça dos pecadores. Um Deus inacessível e distante, que nos ouve por dó ou pela nossa insistência. Um Senhor santo demais para que nós tenhamos algum direito junto a Ele. Se quisermos ser ouvidos, tratemos de nos humilhar. Se precisarmos de perdão, então que paguemos por ele, com muita auto-desvalorização.

Me pergunto se essa imagem sobre Deus tem algum fundamento bíblico ou se é apenas fruto de uma caixinha, na qual muitos insistem em colocá-lo.

Assim como fui colocado em uma caixinha padrão para "obreiros", muitas vezes tendemos a colocar Deus em uma caixinha padrão de santidade punitiva e desprovida de amor. Poderia ir ainda mais longe dizendo que, do mesmo modo que fui colocado em uma caixinha porque meu amigo não me conhecia totalmente, também o mesmo ocorre com relação a Deus.

Quanto mais ouço as definições que muitas pessoas têm sobre Deus, mais acredito que lhes falta conhecer o Deus que a Palavra mostra, que tem a graça e o amor como Suas marcas principais; que gosta de ser chamado de Papai (Aba) e nos trata como filhos amados; que foi mais longe por nós do que nós jamais poderíamos imaginar; que se fez como um de nós e, após Sua passagem aqui na terra, rasgou o véu da separação e prometeu nos levar para perto dEle.

Atentemos para a grandeza da tradução de Emanuel: "Deus Conosco".

Não posso conceber a idéia de que esse Deus caiba em uma caixinha como a que foi descrita algumas linhas acima. Nem ao menos posso conceber a idéia de que esse Deus caiba em qualquer tipo de caixinha. E me pergunto o porquê que, em vez de procurarmos conhecer a Deus, muitas vezes simplesmente o colocamos em uma caixa com formato predefinido e agimos conforme o formato dessa caixa. Ainda na minha comparação, fico imaginando o sentimento que muitas vezes causamos em Deus: se eu fiquei triste com a minha caixinha, creio que Deus também fique com a dEle.

Apliquemos em nossas vidas uma dose de Oséias 6.3: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor".

As caixinhas são criadas pela falta de conhecimento. Por vezes ficamos presos a elas de tal modo que não conseguimos imaginar Deus fora de um padrão. Mas há o contra ponto. O conhecimento sobre Deus nos vacina contra as caixinhas. Leiamos as palavras de Cristo em João 8:32: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Ao nos deparamos com a verdade sobre Deus, a religiosidade e as caixinhas caem e passamos a ver Deus como ele realmente é. "E todos nós recebemos também da Sua plenitude, e graça sobre graça". João 1:16.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já coloquei Deus várias vezes dentro de uma caixinha, e lá dentro Ele era para mim definido de uma só forma: “sistemático (isso tem outros 1000 adjetivos)”! Agora eu conheço o Deus de amor, que não olha com repúdio se erramos, ou estende o braço e diz: “te amo mais...!” só porque acertamos. Daniel, eu demorei em tirar Deus da caixinha que o havia colocado, no entanto, agora que está fora posso olhar para Ele de uma forma que ainda não havia olhado que é, a do Deus sem medidas e do amor incondicional.

Anônimo disse...

Oiiii Dan.. (ou melhor) Hi.. rs!
Poxa.. varias coisas bunitas num post só..
Pois é religião acredito que todos temos, mais dificil não julgar um pelo modo de agir ou pensar diante de tantas coisas "regras" quando se trata de religião e Deus... todos nós temos sua propria fé, acredita no que convém...
Deus sempre sabe o que faz e sempre está do lado de todos, Ele guia nossos caminhos e no final sempre há uma solução, creio eu que todos deveriam pensar assim e não apenas colocar definições em algo que nunca foi definido...

Hummmmmmmmm... muitas coisas para pensar sobre esse assunto..
Acho que não sou uma boa pessoa para dizer sobre.. rsrs!

Adorooooo te brotinho.. (upis)
Beijo Beijo