9 de abril de 2008

Coisas que não servem para nada

Armários...
Vamos falar sobre um armário. Nele, várias coisas foram guardadas ao longo dos anos. Coisas que nem sempre tiveram sua utilidade realmente comprovada. A justificativa para a permanência dessas coisas no armário são vagas, indo de "Não faz mal nenhum guardar isso", "Melhor manter isso aqui", "Isso sempre esteve aqui, não será agora que vou jogá-lo fora" e até mesmo um "Nunca se sabe...".

Utilizando uma margem aceitável de erro, podemos dividir o que temos nesse armário nas seguintes proporções: 40% de coisas que sabemos ser inúteis; 40% de coisas que pensamos ser úteis, mas na verdade não são; 10% de coisas úteis, porém que não são utilizadas; e 10% de coisas úteis, mas que não são usadas para o fim a que servem. Se você acha a divisão acima muito equivocada, apenas se lembre de que o que realmente tem utilidade não fica esquecido dentro de um armário.

Por estranho que possa parecer, é dessa forma que vejo muitas coisas que foram inseridas ao Evangelho ao longo dos anos. Há algum tempo a Graça de Deus vem sendo misturada a coisas inúteis, que não cumprem objetivo algum. Coisas que apenas ocupam indevidamente o espaço que deveria ser preenchido pela Palavra de Deus, pura e simples.

O Evangelho pregado por Jesus Cristo sempre teve seus objetivos muito bem definidos: transformar as pessoas e religá-las a Deus. Sua própria vinda à terra cumpriu esse intento. Cristo viveu e nos ensinou a viver uma vida com propósito.

No entanto, o que nós temos visto hoje são atitudes que têm fim em si mesmas, sem qualquer benefício à Igreja e à sua missão de propagar os ensinamentos do Mestre. A igreja tem se distanciado do real propósito do evangelho, dando cada vez menos importância aos alicerces da fé e se apegando a coisas que não servem para nada.

Cristo nos ensinou que ser "grande" implica em servir (Mateus 20:27). O que se vê hoje são pessoas que buscam cargos para terem status. Pessoas que, tão logo são consagradas ao ministério, passam a se sentar em mesas separadas e a buscar lugares "VIP". Nem de longe é isso o que a Palavra nos ensina. Os dons do Espírito são dados por Deus para que aqueles que o recebam possam servir melhor a Sua Igreja, e não para que se gloriem. A consagração deve aproximar o obreiro das pessoas, e não afastá-lo.

Enquanto o ato de servir é agradável a Deus e fortalece a igreja, a busca por status é algo completamente inútil. Não serve para nada.

Há alguns dias fui visitar, junto com alguns amigos, a nova sede de uma determinada igreja. Como estávamos um pouco atrasados para o culto, imaginei que nem conseguiríamos lugar para sentar. Ao chegarmos tivemos duas surpresas: a primeira, o templo era realmente belíssimo; a outra, que ele estava quase vazio, não havia mais do que cem pessoas. Naquele instante foi inevitável o comentário: Do que ainda um templo tão belo vazio?

Muitas igrejas tem se engajado em campanhas para a construção de templos cada vez mais bonitos, ainda que isso signifique dar menos ênfase a pregação da Grava Divina, se esquecendo de que o templo não serve para nada se nele não houver pessoas para adorarem a Deus.

Poderíamos ainda citar tantas outras coisas tão valorizadas pela igreja, mas que em nada servem ao propósito de anunciar a Graça de Deus. Infelizmente, muitas pessoas vão a muitas igrejas e, ao se depararem com um armário cheio de coisas inúteis, se entristecem e saem de lá sem que tenham um real encontro com Deus.

Nós, que somos a igreja, temos a missão de propagar a Graça. Tudo o que não servir a essa missão, não serve para nada. Cristo nos mostrou isso muito claramente em Mateus 5:13, ao nos dizer: “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.”. O sal, assim como a igreja, tem suas funções bem definidas: preservar e dar gosto. E há também uma outra característica sua interessante: o sal provoca sede. As pessoas que testemunham os atos da igreja devem sentir sede de Deus. Isso é evangelho.

2 comentários:

Ilka disse...

Oi...

Achei ótimo esse paralelo q vc traçou entre o armário, práticas da igreja e o verdadeiro evangelho.
Jesus é o maior e melhor exemplo q podemos ter como inspiração, se atentarmos para sua palavra, com certeza, n perderíamos tpo com "coisas q n servem pra nda."

Amei a nova cara do blog, as ilustrações estão simples e objetiva. Essa tirinha na lateral é quase um RG, só faltou a foto.rsrs

Parabéns, q Deus continue te abençoando mais ainda e te inspirando...

Bjs

Pink disse...

OLÁ Daniel Sam...rs

Gostei MUITO da sua palavra...
Realmente se formos para pra pensar nós cristãos estamos vivenciando o cristianismo de maneira muito errada...

O dinheiro e o poder tem se tornado o foco principal das "igrejas"...enquanto almas estão se perdendo sem conhecer o amor de Deus...

O importante tem que ser como vc msm disse: "Servir à Cristo" o mundo e o que ele tem a oferecer passa, mas a palavra de Deus JAMAIS, por isso a diferença tem que começar em cada um de nós...

Deus tem que ser o CENTRO de tudo em nossas vidas, não devemos deixar nenhuma porcentagem de coisas inúteis nas nossas vidas, afinal Deus nos fez para Sua glória...
Qual seria a Sua glória tendo nós uma vida sem sentido???

Repetindo(rs) AMEI SUA PALAVRA!!!
Continue assim...como MEU versículo diz...rs..."Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e segue os seus caminhso!!!"

MIL BJS!!!